Planejamento previdenciário para profissionais autônomos
O planejamento previdenciário para profissionais autônomos é tão importante quanto qualquer outro tipo de planejamento voltado para a previdência. Qualquer profissional que deseje começar a contribuir com a previdência federal pode realizar esse tipo de planejamento, a fim de conquistar esses valores no fim da vida.
Para os autônomos, o planejamento previdenciário deve seguir alguns parâmetros específicos, principalmente no que concerne ao valor e ao tempo de contribuição. Isso para garantir que a pessoa poderá se aposentar na data pretendida e recebendo os valores mensais desejados.
Quem tem direito à aposentadoria por meio do planejamento previdenciário para autônomos?
Várias profissões podem figurar no recorte de autônomos, dentre eles, por exemplo, existem os psicólogos, médicos, empresários dos mais diversos tipos, dentistas, vendedores ambulantes e mais. O que faz de um profissional um autônomo, é o fato de trabalhar por si, exercendo atividades por conta própria e sem a figura de um empregador.
No entanto, existe uma diferença entre os autônomos que atuam sem possuir uma pessoa jurídica, ou seja, sem CNPJ (fazendo uso do próprio CPF para emitir notas e assinar contratos), daqueles que atuam com um CNPJ, por exemplo, uma MEI.
Como realizar o planejamento previdenciário para autônomos
O autônomo tem direito a se aposentar, mas também de receber benefícios federais por incapacidade em caso de doenças ou acidentes, salário-maternidade. Além disso, pode também deixar pensão por morte para dependentes, e tudo isso depende do devido planejamento previdenciário e pagamento do INSS nos prazos e valores devidos.
Para pessoas autônomas que não possuem CNPJ, os valores de contribuição com o INSS se iniciam na alíquota de 11% sobre o Salário Mínimo (caso optem pelo plano simplificado), ou 20% sobre o mínimo em demais casos. Para pessoas que possuem CNPJ, a contribuição passa a ser de 5%.
Fazendo o planejamento previdenciário
Ao ser uma pessoa autônoma, é possível ter maior controle acerca da própria rotina, até mesmo do momento da própria aposentadoria. Uma das principais vantagens do planejamento previdenciário é exatamente a garantia de alguns aspectos mínimos e esperados, por exemplo:
- Estipular ou estimar a aposentadoria num dado momento;
- Garantir a concessão da aposentadoria num valor mensal específico;
- Economizar as contribuições desnecessárias para o INSS;
- Fazer com que o processo de aposentadoria seja mais rápido;
- Tornar todo o momento da aposentadoria como um todo, mais tranquilo.
Para chegar nesse objetivo, é recomendável entrar em contato com uma assessoria contábil, esta que será responsável por analisar os vínculos de trabalho da vida da pessoa contribuinte, calcular o tempo de contribuição passado e estimar o futuro, simular diferentes modos e formas de aposentadoria, auxiliar na escolha delas e, por fim, tomar as decisões cabíveis para executar o planejamento previdenciário.
Fale com a Contjet
A Contjet é um escritório contábil que oferece soluções completas para profissionais e empreendedores dos mais diversos segmentos. Por isso, é capaz de lhe auxiliar em seu planejamento previdenciário e garante qualidade e especialidade no oferecimento deste e de outros serviços contábeis e financeiros.
Converse com a equipe agora mesmo, tire suas dúvidas acerca das soluções oferecidas e da bagagem de experiências que a equipe possui. Não deixe de conferir também o blog da marca para mais artigos como este que acabara de ler.