20 Franquias de Baixo Investimento
Em tempos de crise é comum que as pessoas apertem seus cintos e diminuam seus gastos de maneira a suportar a “estiagem” enquanto aguardam a chegada do “período de chuvas” (e não estamos falando da crise hídrica paulista). Outros veem a crise como um momento cíclico comum a qualquer economia e a encaram como uma oportunidade para investir. Franquias de baixo investimento podem ser um excelente caminho.
Se você pertence ao segundo grupo, mas não possui recursos fartos reservados, adquirir uma das franquias de baixo investimento pode ser uma opção que se enquadra perfeitamente em seu perfil. Não estamos dizendo que ao optar por uma franquia você estará adquirindo um título vitalício para o sucesso empresarial ou coisa que o valha. Pelo contrário, mesmo optando por uma franquia você estará assumindo riscos empresariais comuns a todo empreendedor (para escolher sua franquia com maior segurança leia nosso artigo “Os principais cuidados ao escolher uma franquia”). Contudo, não há como não admitir que se você começar um negócio com produtos e marca já criados e aprovados pelo mercado, processos operacionais definidos e material publicitário pronto, você sairá na frente.
Porém, antes de começar a procurar uma das franquias de baixo investimento que viabilize seu sonho de ter seu próprio negócio, você precisa conhecer alguns termos e conceitos desse segmento:
Franchising
É um termo em inglês que representa uma estratégia empresarial que consiste em replicar um modelo de negócio pré-existente por meio de licença concedida, do franqueador para o franqueado para que sejam utilizados por este marca, processos de trabalho, material publicitário e direito de distribuição exclusiva (ou semi-exclusiva) de produtos ou de prestação de serviços, em contrapartida de remuneração.
Circular de Franquia
É um documento que deve ser entregue ao candidato a franqueado com o mínimo de dez dias de antecedência da assinatura do contrato de franquia ou do pagamento de qualquer tipo de taxa. Ele deve obrigatoriamente conter informações sobre o próprio franqueador (inclusive relacionadas à saúde financeira da franquia) e o tipo de negócio, perfil do franqueado ideal, especificações de gastos, investimentos e pagamentos mensais ou periódicos necessários, relação dos franqueados existentes e delimitações de atuação territorial do franqueado.
Contrato de Franquia
É o contrato assinado entre franqueado e franqueador, de acordo com as normas da Lei 8.955/94 (lei de franquias) e da circular de oferta, que deve dispor principalmente sobre: detalhamento do know how a ser transferido, limites geográficos de atuação do franqueado e valores de royalties e de taxas devidos ao franqueador. Este contrato deve ser sempre por escrito e assinado na presença de duas testemunhas.
Franqueado(a)
De acordo com os léxicos, ser franqueado significa ter se tornado franco, desimpedido, livre. Assim, ser franqueado é deter a licença para operar a franquia cedida pelo franqueador. Uma de suas principais obrigações é a de apenas utilizar os produtos, serviços e fornecedores definidos ou autorizados pela empresa franqueadora, além de ter que efetuar os pagamentos estabelecidos no contrato de franquia nas datas pactuadas.
Franqueador(a)
É o empresário que, com o fim de expandir o seu negócio, utiliza-se do modelo de franchising, concedendo, por meio de licença, o direito de utilização por terceiros (franqueados) de sua marca, sua tecnologia, processos, produtos e serviços. O estabelecimento de políticas, normas, processos e padrões a serem observados pelos franqueados é ao mesmo tempo dever e prerrogativa do franqueador.
Taxa de Franquia
É o valor que o franqueado paga ao franqueador para obtenção de sua franquia, para poder ter o direito de utiliza a marca, a tecnologia, os processos, os produtos e os serviços do franqueador. É comum que essa taxa seja parcelada, de maneira que por vezes (e a depender principalmente da boa gestão do franqueado) o retorno do investimento já ocorra antes mesmo que a totalidade da taxa seja paga ao franqueador.
Royalties
São valores pagos pelo franqueado ao franqueador, normalmente de forma mensal, para custear principalmente a assessoria contínua prestada para o franqueado. Constitui a principal fonte de receita do franqueador no negócio de franchising. Algumas redes de franquias não cobram royalties e outras fazem promoções periódicas em que isentam dos royalties os candidatos que firmarem contrato na época da promoção.
Fundo de Publicidade
Para que a identidade visual da marca do franqueador seja respeitada e difundida dentro dos padrões desejados por ele, toda a criação de material publicitário fica sob sua responsabilidade. Para custear essa criação é cobrado do franqueador uma participação, normalmente fixa e mensal, que vai para um fundo de publicidade. Algumas franqueadoras permitem que suas franqueadas criem seu próprio material, às suas expensas, desde que aprovada a arte pela franqueadora.
Investimento
É o valor que o franqueador deve despender para poder operar a franquia. Compreende seus gastos com a aquisição de ferramental, máquinas e equipamentos, locação ou aquisição de imóvel, benfeitorias e adaptações, computadores, instalações elétricas e de telefonia, lote inicial de material publicitário, cursos e treinamentos, uniformes, etc.
Capital de Giro
É o valor que você deve ter disponível para poder operar até que sua empresa alcance o break-even, invariavelmente estimado em periodicidade mensal. Tem a função de fazer face aos gastos com despesas mensais ordinárias (limpeza, escritório, água, luz, aluguel, etc.), mercadorias e salários. É certamente o tópico que merece a mais cuidadosa avaliação, pois iniciar um negócio sem possuir um capital de giro adequado pode significar seu fracasso em razão de um fluxo de caixa incompatível com o nível de dispêndios mensais.
Break-even
A expressão break-even point, ou ponto de equilíbrio, é o ponto a partir do qual o investidor deixa de aportar dinheiro em seu negócio em razão de sua empresa ter começado a gerar recursos que suportem seus dispêndios. É quando o empresário atravessou a rebentação e sua empresa começa da gerar lucro. Sob a ótica de quem inicia um negócio, o break-even point é o estágio mais importante a ser alcançado.
Payback
O payback é um indicador temporal, que vai estimar em quanto tempo o investidor terá de volta o equivalente ao seu dinheiro investido. Atingida essa etapa, que é a segunda mais importante, a empresa estará “empatada”, ou seja, o lucro líquido acumulado desde sua constituição, descontando-se as taxas financeiras utilizadas (a depender do método de aferição escolhido), equivalerá ao investimento efetuado. A partir daqui o céu é o limite!
Conhecidos os principais conceitos, agora você está pronto para procurar uma das franquias de baixo investimento que mais combine com seus anseios empresariais. Para te ajudar nesse pontapé inicial, a CONTJET reuniu 20 opções de franquias que te exigirão baixo valor de investimento, com aportes iniciais que variam de 30 mil a 635 mil reais. Os parâmetros e informações que apresentaremos são oriundos dessa pesquisa feita por cortesia da CONTJET na data de publicação deste artigo, para poder ajudar você, amigo da CONTJET, em sua escolha. Além dessas, existem mais de uma centena de outras opções, todas esperando sua avaliação. Contudo, antes de optar por qualquer uma delas entre em contato com a própria franqueadora ou com outras fontes de informações especializadas (como a Associação Brasileira de Franchising) e tome toda informação possível antes de fechar negócio:
Tipo: Alimentação
Investimento Inicial (custos de instalação + taxa de franquia + capital de giro): A partir de R$ 125 mil
Faturamento Médio Mensal: R$ 65 mil
Lucro Médio Mensal: não informado
Payback: A partir de 24 meses
Tipo: Aluguel de equipamentos para obras
Investimento Inicial (custos de instalação + taxa de franquia + capital de giro): A partir de R$ 635 mil
Faturamento Médio Mensal: R$ 75 mil
Lucro Médio Mensal: não informado
Payback: A partir de 24 meses
Tipo: Acessórios
Investimento Inicial (custos de instalação + taxa de franquia + capital de giro): A partir de R$ 190 mil para quiosques e R$ 380 mil para lojas
Faturamento Médio Mensal: não informado
Lucro Médio Mensal: não informado
Payback: A partir de 36 meses
Tipo: Bebidas
Investimento Inicial (custos de instalação + taxa de franquia + capital de giro): A partir de R$ 300 mil
Faturamento Médio Mensal: R$ 120 mil
Lucro Médio Mensal: A partir de R$ 12 mil
Payback: A partir de 24 meses
Tipo: Cosméticos
Investimento Inicial (custos de instalação + taxa de franquia + capital de giro): A partir de R$ 135 mil para quiosques e de R$ 195 mil para lojas
Faturamento Médio Mensal: R$ 50 mil (quiosque) e R$ 70 mil (loja)
Lucro Médio Mensal: A partir de R$ 6.000 (quiosque) e R$ 8.400 (loja)
Payback: Após de 24 meses
Tipo: Carrinho de churrasco
Investimento Inicial (custos de instalação + taxa de franquia + capital de giro): A partir de R$ 30 mil
Faturamento Médio Mensal: R$ 18 mil
Lucro Médio Mensal: R$ 3.240
Payback: Um ano
Tipo: Calçados
Investimento Inicial (custos de instalação + taxa de franquia + capital de giro): A partir de R$ 250 mil
Faturamento Médio Mensal: R$ 80 mil
Lucro Médio Mensal: R$ 9.600
Payback: A partir de 24 meses
Tipo: Serviço de cuidadores
Investimento Inicial (custos de instalação + taxa de franquia + capital de giro): A partir de R$ 37 mil
Faturamento Médio Mensal: R$ 70 mil
Lucro Médio Mensal: R$ 28 mil
Payback: A partir de 18 meses
Tipo: Acessórios
Investimento Inicial (custos de instalação + taxa de franquia + capital de giro): A partir de R$ 150 mil
Faturamento Médio Mensal: R$ 90 mil
Lucro Médio Mensal: R$ 13,5 mil
Payback: A partir de 18 meses
Tipo: Cursos profissionalizantes
Investimento Inicial (custos de instalação + taxa de franquia + capital de giro): A partir de R$ 70 mil
Faturamento Médio Mensal: A partir de R$ 20 mil
Lucro Médio Mensal: A partir de R$ 4.000
Payback: A partir de 24 meses
Tipo: Clínica odontológica
Investimento Inicial (custos de instalação + taxa de franquia + capital de giro): A partir de R$ 183 mil
Faturamento Médio Mensal: R$ 275 mil
Lucro Médio Mensal: A partir de R$ 74,2 mil
Payback: A partir de 24 meses
Tipo: Educação
Investimento Inicial (custos de instalação + taxa de franquia + capital de giro): A partir de R$ 45 mil
Faturamento Médio Mensal: não informado
Lucro Médio Mensal: não informado
Payback: A partir de 24 meses
Tipo: Depilação
Investimento Inicial (custos de instalação + taxa de franquia + capital de giro): A partir de R$ 350 mil
Faturamento Médio Mensal: R$ 70 mil
Lucro Médio Mensal: R$ 12,6 mil
Payback: A partir de 24 meses
Tipo: Conservação
Investimento Inicial (custos de instalação + taxa de franquia + capital de giro): A partir de R$ 135 mil
Faturamento Médio Mensal: R$ 72 mil
Lucro Médio Mensal: não informado
Payback: A partir de 20 meses
Tipo: Cursos Profissionalizantes
Investimento Inicial (custos de instalação + taxa de franquia + capital de giro): A partir de R$ 50 mil
Faturamento Médio Mensal: R$ 30 mil
Lucro Médio Mensal: R$ 6.000
Payback: A partir de 20 meses
Tipo: Clínica odontológica
Investimento Inicial (custos de instalação + taxa de franquia + capital de giro): A partir de R$ 275 mil
Faturamento Médio Mensal: R$ 100 mil
Lucro Médio Mensal: R$ 20 mil
Payback: A partir de 24 meses
Tipo: Estética
Investimento Inicial (custos de instalação + taxa de franquia + capital de giro): A partir de R$ 192 mil
Faturamento Médio Mensal: R$ 15 mil
Lucro Médio Mensal: não informado
Payback: A partir de 24 meses
Tipo: Escola de idiomas
Investimento Inicial (custos de instalação + taxa de franquia + capital de giro): A partir de R$ 64 mil
Faturamento Médio Mensal: R$ 15 mil
Lucro Médio Mensal: R$ 3.000
Payback: A partir de 24 meses
Tipo: Alimentação
Investimento Inicial (custos de instalação + taxa de franquia + capital de giro): A partir de R$ 152 mil
Faturamento Médio Mensal: A partir de R$ 45 mil
Lucro Médio Mensal: não informado
Payback: A partir de 24 meses
Não importa qual for a sua escolha, conte com a CONTJET para assessorá-lo no processo de abertura de sua empresa. Conhecedora da legislação de franquias e experiente nos aspectos e minúcias desse tipo de negócio (franchising), a CONTJET está apta a te assessorar nesse momento importante, atuando como sua aliada para enfrentar, de forma ágil, as burocracias da abertura de sua empresa (que não pode demorar, para não comprometer sua meta de retorno do investimento) e para oferecer seus serviços contábeis como valiosa ferramenta de gestão para seu novo negócio.